JOGOS PEDAGÓGICOS MUSICAIS

Esta página é dedicada aos Jogos, com as suas devidas caracaterísticas, funções e descrições. Selecione o Jogo na lista para ir direto à sua seção, ou vá conferindo todos eles em sequência conforme exibido abaixo.

- TAPINHAS

- CARTÕES RÍTMICOS

- DOMINÓS

- JOGOS DE MEMÓRIA

- ESCADINHA DAS NOTAS

- PERCUTINDO O CORPO

- PÉS E MÃOS

- JOGO DO BONECO

 

 

TAPINHAS

 

TAPINHA NOME DAS NOTAS

MATERIAL: Lâmina plástica 0,5mm.

TAMANHO: 66 X 99 mm.

QUANTIDADE: 35 cartas.

JOGADORES: Pode ser usado em aulas individuais ou coletivas com até 5 jogadores.

OBJETIVO: Falar e aprender a sequência das notas musicais, começando com a nota Dó, trabalhando de forma ascendente, para que seja desenvolvido o automatismo da ordenação das notas, estimulando a prontidão, concentração e o freio inibitório. O jogo deve ser aplicado com alunos iniciantes, a partir de 5 anos, que estão sendo alfabetizados.

COMO JOGAR:

- Todas as cartas devem se distribuídas entre os participantes e escolher quem vai começar.

- Não pode olhar as cartas.

- O jogo é iniciado quando o primeiro jogador coloca uma carta na mesa, virada com a nota para cima e fala o nome da nota Dó.

- Em seguida o outro jogador também repete o movimento falando Ré e assim sucessivamente.

- O jogo segue no sentido horário falando a sequência das notas musicais, colocando as cartas sobre a mesa até que apareça uma carta com o nome da nota falada. Neste momento os jogadores devem bater a mão sobre as cartas.

- ATENÇÃO: O último jogador a bater é que leva o monte de cartas.

- Reinicia-se o jogo, sempre começando com a nota Dó.

O vencedor é aquele que ficar sem nenhuma carta na mão.

Mais informações e outras formas de jogar TAPINHA NOME DAS NOTAS no Manual de Instruções que acompanha o jogo.

>> CONTATO / ENCOMENDAS - CLIQUE AQUI <<

>> VOLTAR AO MENU DE JOGOS <<

 

TAPINHA COM NOTAS

MATERIAL: Lâmina plástica 0,5mm.

TAMANHO: 66 X 99 mm.

QUANTIDADE: 35 cartas.

JOGADORES: Pode ser usado em aulas individuais ou coletivas com até 5 jogadores.

OBJETIVO: Falar e aprender a sequência das notas musicais, começando com a nota Dó, trabalhando de forma ascendente. Desenvolver a habilidade visual de reconhecer as notas na pauta, estimulando a prontidão, freio inibitório e concentração.

O jogo deve ser aplicado com alunos, que já estão tendo contato com as notas na pauta.

COMO JOGAR:

- Todas as cartas devem se distribuídas entre os participantes e escolher quem vai começar.

- Não pode olhar as cartas.

- O jogo é iniciado quando o primeiro jogador coloca uma carta na mesa, virada com a nota para cima e fala o nome da nota Dó.

- Em seguida o outro jogador também repete o movimento falando Ré e assim sucessivamente.

- O jogo segue no sentido horário falando a sequência das notas musicais, colocando as cartas sobre a mesa até que apareça uma carta com o nome da nota falada. Neste momento os jogadores devem bater a mão sobre as cartas.

- ATENÇÃO: O último jogador a bater é que leva o monte de cartas.

- Reinicia-se o jogo, sempre começando com a nota Dó.

O vencedor é aquele que ficar sem nenhuma carta na mão.

Mais informações e outras formas de jogar TAPINHA COM NOTAS E CLAVE DE SOL no Manual de Instruções que acompanha o jogo.

>> CONTATO / ENCOMENDAS - CLIQUE AQUI <<

>> VOLTAR AO MENU DE JOGOS <<

 

TAPINHA CLAVE DE SOL

MATERIAL: Lâmina plástica 0,5mm.

TAMANHO: 66 X 99 mm.

QUANTIDADE: 42 cartas.

JOGADORES: Pode ser usado em aulas individuais ou coletivas com até 5 jogadores.

OBJETIVO: Trabalhar a agilidade do aluno no reconhecimento das notas na clave de sol, facilitando a leitura na partitura, freio inibitório, prontidão, concentração.

O jogo deve ser aplicado com os alunos que já tenham conhecimento dessas 8 notas musicais, propostas no jogo.

Se o educador perceber que alguns alunos estão com alguma dificuldade de reconhecimento das notas, é importante desenvolver algumas atividades preliminares para permitir a familiarização com as notas musicais e dar segurança na hora de jogar.

COMO JOGAR:

1 - Os alunos deverão estar sentados em semicírculo e o professor à frente segurando as cartas, o qual deverá ir virando para os alunos falarem a sequência das notas e baterem Tapinha. Neste caso o professor imprime a sua dinâmica, respeitando o equilíbrio dos alunos entre os mais rápidos e os mais lentos.

2 - O jogo é iniciado quando o professor coloca uma carta na mesa, virada com a nota para cima e o primeiro aluno fala o nome da nota Dó e em seguida o outro o jogador fala a nota Ré (movimento ascendente) e assim sucessivamente.

3 - O jogo segue no sentido horário falando a sequência das notas musicais, até que apareça uma carta com o nome da nota falada.

4 - Neste momento os jogadores devem bater a mão sobre as cartas. O último jogador a bater é o que leva o monte de cartas.

5 - Reinicia-se o jogo, sempre começando com a nota Dó.

O vencedor é aquele que tiver o menor número de cartas na mão, quando acabar as cartas que o professor estiver virando.

Mais informações e outras formas de jogar Tapinha - Clave de Sol no Manual de Instruções que acompanha o jogo.

>> CONTATO / ENCOMENDAS - CLIQUE AQUI <<

>> VOLTAR AO MENU DE JOGOS <<

 

TAPINHA CLAVE DE FÁ

MATERIAL: Lâmina plástica 0,5mm.

TAMANHO: 66 X 99 mm.

QUANTIDADE: 42 cartas.

JOGADORES: Pode ser usado em aulas individuais ou coletivas com até 5 jogadores.

OBJETIVO: É trabalhar a agilidade do aluno no reconhecimento das notas na clave de Fá, facilitando a leitura na partitura, freio inibitório, prontidão, concentração.

O jogo deve ser aplicado com os alunos que já tenham conhecimento dessas 8 notas musicais, propostas no jogo.

Se o educador perceber que alguns alunos estão com alguma dificuldade de reconhecer as notas antes de jogar , é importante desenvolver algumas atividades preliminares para permitir a familiarização com as notas musicais e dar segurança na hora de jogar.

COMO JOGAR:

1 - Os alunos deverão estar sentados em semicírculo e o professor à frente segurando as cartas, o qual deverá ir virando para os alunos falarem a sequência das notas e baterem Tapinha. Neste caso o professor imprime a sua dinâmica, respeitando o equilíbrio dos alunos entre os mais rápidos e os mais lentos.

2 - O jogo é iniciado quando o professor coloca uma carta na mesa, virada com a nota para cima e o primeiro aluno fala o nome da nota Dó e em seguida o outro o jogador fala a nota Si (movimento descendente) e assim sucessivamente.

3 - O jogo segue no sentido horário falando a sequência das notas musicais, até que apareça uma carta com o nome da nota falada.

4 - Neste momento os jogadores devem bater a mão sobre as cartas. O último jogador a bater é o que leva o monte de cartas.

5 - Reinicia-se o jogo, sempre começando com a nota Dó.

O vencedor é aquele que tiver o menor número de cartas na mão, quando acabar as cartas que o professor estiver virando.

Mais informações e outras formas de jogar Tapinha - Clave de Fá no Manual de Instruções que acompanha o jogo.

>> CONTATO / ENCOMENDAS - CLIQUE AQUI <<

>> VOLTAR AO MENU DE JOGOS <<

 

TAPINHA DAS FIGURAS MUSICAIS

MATERIAL: Lâmina plástica 0,5mm.

TAMANHO: 66 X 99 mm.

QUANTIDADE: 35 cartas.

JOGADORES: Pode ser usado em aulas individuais ou coletivas com até 5 jogadores.

OBJETIVO: Trabalhar o conhecimento e a agilidade na leitura das figuras musicais, freio inibitório, prontidão, concentração.

O jogo deve ser aplicado com alunos iniciantes, a partir de 6 anos, para que seja desenvolvido o automatismo da ordenação das figuras musicais.

Antes de propor o jogo com os alunos iniciantes, devemos desenvolver algumas estratégias prévias, permitindo assim um melhor conhecimento das figuras musicais.

COMO JOGAR:

- Todas as cartas devem se distribuídas entre os participantes e escolher quem vai começar.

- Não pode olhar as cartas.

- O jogo é iniciado quando o primeiro jogador coloca uma carta na mesa, virada com a figura para cima e fala o nome da semibreve.

- Em seguida o outro jogador também repete o movimento falando mínima.

- O jogo segue no sentido horário falando a sequência das figuras musicais, semibreve até a semifusa, colocando as cartas sobre a mesa até que apareça uma carta com o nome da figura falada. Neste momento os jogadores devem bater a mão sobre as cartas.

ATENÇÃO: O ultimo jogador a bater é que leva o monte de cartas.

- Reinicia-se o jogo, sempre começando com a figura da semibreve.

O vencedor é aquele que ficar sem nenhuma carta na mão.

Mais informações e outras formas de jogar TAPINHA FIGURAS MUSICAIS no Manual de Instruções que acompanha o jogo.

>> CONTATO / ENCOMENDAS - CLIQUE AQUI <<

>> VOLTAR AO MENU DE JOGOS <<

 


 

CARTÕES RÍTMICOS

 

CARTÕES RÍTMICOS BICHINHOS

MATERIAL: Lâmina plástica 0,5mm.

TAMANHO: 103 X 290 mm.

QUANTIDADE: Contém 16 cartelas com as figuras dos bichinhos, sendo 4 cartelas de cada bicho.

Crianças: Pode ser usado em aulas individuais ou coletivas.

OBJETIVO: Iniciar a criança no universo da leitura rítmica. Este é o primeiro contato visual com as células rítmicas. Utilizamos as figuras dos animais que são figuras próximas do imaginário da criança.

Os cartões podem ser aplicados com crianças de 3 a 5 anos de idade.

SOBRE OS CARTÕES:

É uma estratégia que utilizamos para que a criança entre em contato com a leitura rítmica de uma maneira lúdica e prazerosa.

A criança deve fazer o som do bicho quando ele aparecer nos cartões. Nos espaços em branco (pausa), ficar em silêncio. O professor dá um pulso contando até quatro e aponta cada cartão, guiando visualmente o aluno.

Mais informações e outras formas de trabalhar CARTÃO RÍTMICO BICHINHOS no manual de instruções que acompanha o jogo.

>> CONTATO / ENCOMENDAS - CLIQUE AQUI <<

>> VOLTAR AO MENU DE JOGOS <<

 

CARTÕES RÍTMICOS BOLINHA

MATERIAL: Lâmina plástica 0,5mm.

TAMANHO: 97 X 210 mm.

QUANTIDADE: 24 cartões.

JOGADORES: Pode ser usado em aulas individuais ou coletivas.

OBJETIVOS: Desenvolver a leitura rítmica, pois os cartões são estratégicos para facilitar o entendimento das figuras musicais. Compreender as figuras da semínima e da sua pausa correspondente e a figura da colcheia, sem necessariamente falar os nomes de cada uma, que são de difícil assimilação no inicio do aprendizado e sim usando apelidos para as mesmas.

A silabação TA e TATI é um auxilio no início do aprendizado. Depois deve ser substituído pela linguagem da percussão.

O jogo deve ser aplicado com crianças a partir de 4 anos ou com alunos iniciantes, não importando a idade.

COMO JOGAR:

- O primeiro cartão a ser apresentado é o Ta Ta Ta Ta.

- O segundo cartão a ser apresentado é o TATI TATI TATI TATI.

- Na sequência a pausa e depois as suas diversas opções.

- Antes de iniciar a leitura dos cartões o professor deverá dar um pulso contando até quatro, e apontar sempre cada cartão, guiando visualmente o aluno.

Mais informações e outras formas de jogar CARTÃO BOLINHA no manual de instruções que acompanha o jogo.

>> CONTATO / ENCOMENDAS - CLIQUE AQUI <<

>> VOLTAR AO MENU DE JOGOS <<

 

CARTÕES RÍTMICOS PALITO

MATERIAL: Lâmina plástica 0,5mm.

TAMANHO: 97 X 210 mm.

QUANTIDADE: 24 cartões.

JOGADORES: Pode ser usado em aulas individuais ou coletivas.

OBJETIVOS: Desenvolver a coordenação e a lateralidade viso-motora através da leitura dos cartões. Compreender as figuras da semínima e da sua pausa correspondente e a figura da colcheia, sem necessariamente falar os nomes de cada uma, que são de difícil assimilação no inicio do aprendizado e sim usando apelidos para as mesmas.

A silabação TA e TATI é um auxilio no início do aprendizado. Depois deve ser substituído pela linguagem da percussão.

O jogo deve ser aplicado com crianças a partir de 5 anos ou com alunos iniciantes, não importando a idade.

COMO JOGAR:

- O primeiro cartão a ser apresentado é o Ta Ta Ta Ta.

- O segundo cartão a ser apresentado é o TATI TATI TATI TATI.

- Na sequência a pausa e depois as suas diversas opções.

- Antes de iniciar a leitura dos cartões o professor deverá dar um pulso contando até quatro, e apontar sempre cada cartão, guiando visualmente o aluno.

OBSERVAÇÃO: Os cartões de palito deverão ser aplicados depois dos cartões de bolinha, pois são uma sequência da formação da figura musical.

Mais informações e outras formas de jogar CARTÃO PALITO no manual de instruções que acompanha o jogo.

>> CONTATO / ENCOMENDAS - CLIQUE AQUI <<

>> VOLTAR AO MENU DE JOGOS <<

 

CARTÕES RÍTMICOS BINÁRIO

MATERIAL: Lâmina plástica 0,5mm.

TAMANHO: 97 X 210 mm.

QUANTIDADE: 18 cartões.

JOGADORES: Pode ser usado em aulas individuais ou coletivas.

OBJETIVOS: Desenvolver fluência na leitura rítmica das células apresentadas. Estimular o aluno a encontrar nas lições, que serão trabalhadas no instrumento, as células rítmicas dos cartões.

O jogo deve ser aplicado com alunos que já tenham algum conhecimento das células rítmicas.

COMO JOGAR:

- Os cartões deverão ser apresentados com seus apelidos: TA (semínima), TATI (colcheia), TATUTITU (semicolcheia) e TA-A (mínima) e a pausa.

- Antes de iniciar a leitura dos cartões o professor deverá dar um pulso, e apontar sempre cada cartão, guiando visualmente o aluno.

- A silabação dos apelidos é um auxilio no início do aprendizado. Depois deve ser substituído pela linguagem da percussão.

Mais informações e outras formas de jogar CARTÃO BINÁRIO no manual de instruções que acompanha o jogo.

>> CONTATO / ENCOMENDAS - CLIQUE AQUI <<

>> VOLTAR AO MENU DE JOGOS <<

 

CARTÕES RÍTMICOS TERNÁRIO

MATERIAL: Lâmina plástica 0,5mm.

TAMANHO: 103 X 290 mm.

QUANTIDADE: 22 cartões.

JOGADORES: Pode ser usado em aulas individuais ou coletivas.

OBJETIVOS: Desenvolver fluência na leitura rítmica das células apresentadas, e depois, trabalhar a criatividade com palmas, estalos, dinâmica na voz, pequenos instrumentos de percussão, e sons corporais.

O jogo deve ser aplicado com alunos que já tenham algum conhecimento das células rítmicas.

COMO JOGAR:

Os cartões deverão ser apresentados com seus apelidos no início:

- Mínima pontuada- TA-A-A.

- Mínima - TA – A.

- Semínima–TA.

- Colcheia- TATI.

- Semicolcheias-TATUTITU.

- Pausa da semínima e da mínima - Silêncio.

- Não usar todos os cartões de uma só vez. Eleger 5 ou 6 cartões, com as figuras que os alunos já dominam.

- A princípio cada cartão deverá ser lido 2 vezes, na sequência, sem paradas.

OBSERVAÇÃO: Antes de iniciar a leitura dos cartões o professor deverá dar um pulso, e apontar sempre cada cartão, guiando visualmente o aluno.

A silabação dos apelidos é um auxilio no início do aprendizado. Depois deve ser substituído pela linguagem da percussão.

Mais informações e outras formas de jogar CARTÃO TERNÁRIO constam no manual de instruções que acompanha o jogo.

>> CONTATO / ENCOMENDAS - CLIQUE AQUI <<

>> VOLTAR AO MENU DE JOGOS <<

 

CARTÕES RÍTMICOS QUATERNÁRIO

MATERIAL: Lâmina plástica 0,5mm.

TAMANHO: 103 X 290 mm.

QUANTIDADE: 22 cartões.

JOGADORES: Pode ser usado em aulas individuais ou coletivas.

OBJETIVOS: Trabalhar com células rítmicas mais elaboradas, na linguagem da percussão. O jogo deve ser aplicado com alunos que já tenham conhecimento das células rítmicas apresentadas.

O professor deverá observar seu aluno em relação à compreensão de cada nova célula que vai sendo apresentada, trabalhando cada cartão até que ele perceba que houve o entendimento.

COMO JOGAR:

1 - Cada cartão deverá ser lido no mínimo 2 ou 3 vezes, na sequência, sem paradas.

2 - Não usar todos os cartões de uma só vez. Eleger 3 ou 4 cartões com as figuras que os alunos já dominam, entendendo que o professor dá um pulso e que no início deverá ser lento.

3 - Os cartões deverão estar nas mãos do professor, previamente escolhidos na ordem, de acordo com a proposta do aprendizado. Assim que os alunos adquirirem o domínio da leitura, o próximo passo é ler apenas uma vez cada cartão, e no decorrer do aprendizado, com a fluência da leitura, ir aumentando o andamento do pulso.

4 - Usar a criatividade, tanto em aula individual como em classes coletivas, com palmas, estalos,sons corporais e pequenos instrumentos de percussão. A clava é um excelente instrumento, pois como é fácil sua confecção, poderá ser distribuída para todos os alunos participarem em conjunto da atividade proposta.

Mais informações e outras formas de jogar CARTÃO QUATERNÁRIO constam no manual de instruções que acompanha o jogo.

>> CONTATO / ENCOMENDAS - CLIQUE AQUI <<

>> VOLTAR AO MENU DE JOGOS <<

 

CARTÕES CÉLULAS RÍTMICAS AVANÇADAS

JOGADORES: Pode ser usado em aulas individuais de instrumento ou aulas coletivas.

OBJETIVOS: Executar todas as células apresentadas com fluência, para facilitar a compreensão rítmica das partituras.

O jogo deve ser aplicado: com alunos que já tenham conhecimento das células rítmicas. Estes cartões visam o trabalho com as células mais avançadas.

COMO JOGAR:

1 - Trabalhar os padrões começando com as células mais simples e depois as células mais elaboradas.

2 - Nas células mais elaboradas, trabalhar uma célula rítmica por vez.

3 - Com os alunos em círculo, o professor dá um pulso e entrega um cartão diferente para cada aluno. Pede que falem as células recebidas, na língua da percussão, cada um na sua vez.

4 - Executar novamente as células, agora com uma clava ou com palmas.

Mais informações e outras formas de jogar constam no Manual de Instruções que acompanha o jogo.

>> CONTATO / ENCOMENDAS - CLIQUE AQUI <<

>> VOLTAR AO MENU DE JOGOS <<

 


 

DOMINÓS

 

DOMINÓ DOS SÍMBOLOS MUSICAIS

MATERIAL: MDF Laminado 6mm.

TAMANHO: 30 X 60 mm.

QUANTIDADE: 28 Peças.

JOGADORES: Pode ser usado em aulas individuais ou coletivas com até 5 jogadores.

OBJETIVOS: Reconhecer os símbolos musicais ludicamente, desenvolvendo o raciocínio, a atenção, a memória e estimulando a verbalização.

O jogo deve ser aplicado com alunos iniciantes a partir de 5 anos.

COMO JOGAR: Distribuir cinco peças para cada jogador e colocar as restantes viradas para baixo no centro dos jogadores.

Começa o jogo aquele que tiver uma peça com o símbolo musical igual. Na sequência o próximo jogador verifica se tem uma peça com um símbolo igual à que foi colocada e assim dá sequência ao jogo.

Caso o jogador não tenha o símbolo, deverá pegar uma peça do monte no centro. Se ainda assim não tiver, passa a vez.

O importante é que a cada peça que os alunos colocam, repitam o nome dos símbolos musicais, porque é através da verbalização que eles se apropriam dos nomes.

Este é um processo de assimilação acumulativa. É uma maneira de aprender brincando.

Vence o jogador que em primeiro lugar não tiver mais peças.

Mais informações e outras formas de jogar DOMINÓ DOS SÍMBOLOS MUSICAIS no manual de instruções que acompanha o jogo.

>> CONTATO / ENCOMENDAS - CLIQUE AQUI <<

>> VOLTAR AO MENU DE JOGOS <<

 

DOMINÓ DAS FIGURAS MUSICAIS

MATERIAL: MDF Laminado 6mm.

TAMANHO: 30 X 60 mm.

QUANTIDADE: 28 Peças.

JOGADORES: Pode ser usado em aulas individuais ou coletivas com até 5 jogadores.

OBJETIVOS: Reconhecer as figuras musicais ludicamente, desenvolvendo o raciocínio, a atenção, a memória e estimulando a verbalização.

O jogo deve ser aplicado com alunos iniciantes a partir de 5 anos.

COMO JOGAR: Distribuir cinco peças para cada jogador e colocar as restantes viradas para baixo no centro dos jogadores.

Começa o jogo aquele que tiver uma peça com figuras musicais iguais. Na sequência o próximo jogador verifica se tem uma peça com uma figura igual à que foi colocada e assim dá sequência ao jogo.

Caso o jogador não tenha a figura, deverá pegar uma peça do monte no centro. Se ainda assim não tiver, passa a vez.

O importante é que a cada peça que os alunos colocam, repitam o nome das figuras musicais, porque é através da verbalização que eles se apropriam dos nomes delas.

Este é um processo de assimilação acumulativa. É uma maneira de aprender brincando.

Vence o jogador que em primeiro lugar não tiver mais peças.

Mais informações e outras formas de jogar DOMINÓ DAS FIGURAS MUSICAIS no Manual de Instruções que acompanha o jogo.

>> CONTATO / ENCOMENDAS - CLIQUE AQUI <<

>> VOLTAR AO MENU DE JOGOS <<

 


 

JOGOS DE MEMÓRIA

 

MEMÓRIA DOS SÍMBOLOS MUSICAIS

MATERIAL: Lâmina plástica 0,5mm.

TAMANHO: 66 X 99 mm.

QUANTIDADE: 48 cartas.

JOGADORES: Pode ser usado em aulas individuais ou coletivas.

OBJETIVO: Reconhecer os símbolos musicais e associar a seus nomes, desenvolvendo a atenção, concentração e socialização.

O jogo deve ser aplicado com alunos iniciantes a partir de 5 anos, pois abrange as principais figuras e símbolos musicais.

COMO JOGAR:

1 - Misturar as cartas e coloca-las espalhadas com os símbolos virados para baixo.

2 - O jogo é iniciado quando o primeiro jogador vira duas cartas e verifica se formou um par, com o nome e o símbolo musical correspondente.

3 - É importante que o aluno que virou a carta, fale em voz alta o símbolo, porque assim, fica mais fácil a memorização e dá tempo de todos os participantes olharem a carta virada.

4 - Caso não tenha formado o par, deve virar as cartas para baixo e passar a vez para o próximo jogador.

5 - Deixar as cartas sempre no mesmo lugar proposto do inicio do jogo.

6 - Se formar o par, ganha e pode jogar novamente (somente mais uma vez).

7 - O jogo termina quando todos os pares forem encontrados. O vencedor é aquele que conseguir formar o maior número de pares com as cartas.

O professor poderá aplicá-lo usando todas as cartas ou de forma parcial, selecionando pares que envolvam o nível de aprendizado que está sendo trabalhado com o aluno.

Mais informações e outras formas de jogar MEMÓRIA DOS SÍMBOLOS MUSICAIS no manual de instruções que acompanha o jogo.

>> CONTATO / ENCOMENDAS - CLIQUE AQUI <<

>> VOLTAR AO MENU DE JOGOS <<

 

MEMÓRIA DAS CLAVES SOL E FÁ

MATERIAL: Lâmina plástica 0,5mm.

TAMANHO: 66 X 99 mm.

QUANTIDADE: 48 cartas.

JOGADORES: Pode ser usado em aulas individuais ou coletivas.

OBJETIVO: Propiciar a agilidade e prontidão mental no reconhecimento das cartas com os nomes das notas em suas respectivas claves de sol e de fá.

O jogo deve ser aplicado com alunos que já estejam em contato com o instrumento, sendo alfabetizados dentro da linguagem musical.

COMO JOGAR:

1 - Misturar as cartas e coloca-las espalhadas com os símbolos virados para baixo.

2 - O jogo é iniciado quando o primeiro jogador vira duas cartas e verifica se formou um par, com o nome e o símbolo musical correspondente.

3 - É importante que o aluno que virou a carta, fale em voz alta as notas, porque assim, fica mais fácil a memorização e dá tempo de todos os participantes olharem a carta virada.

4 - Caso não tenha formado o par, deve virar as cartas para baixo e passar a vez para o próximo jogador.

5 - Deixar as cartas sempre no mesmo lugar proposto do inicio do jogo.

6 - Se formar o par, ganha e pode jogar novamente (somente mais uma vez).

7 - O jogo termina quando todos os pares forem encontrados. O vencedor é aquele que conseguir formar o maior número de pares com as cartas.

OBSERVAÇÃO: Se o professor achar necessário, iniciar o jogo da memória somente com as cartas da clave de sol, depois com as cartas da clave de fá e por último, misturar as duas claves, dependendo da compreensão já adquirida do aluno.

Com este jogo, o professor poderá criar outras estratégias para o desenvolvimento do seu aluno e também poderá avaliar realmente se ele está conseguindo saber o nome das notas nas duas claves.

Mais informações e outras formas de jogar MEMÓRIA DAS CLAVES – SOL E FÁ no manual de instruções que acompanha o jogo.

>> CONTATO / ENCOMENDAS - CLIQUE AQUI <<

>> VOLTAR AO MENU DE JOGOS <<

 

MEMÓRIA DAS FIGURAS E NOTAS

MATERIAL: Lâmina plástica 0,5mm.

TAMANHO: 66 X 99 mm.

QUANTIDADE: 42 cartas.

JOGADORES: Pode ser usado em aulas individuais ou coletivas.

OBJETIVO: Propiciar através do jogo, a memorização das figuras e notas musicais.

O jogo deve ser aplicado com alunos mais adiantados, pois envolve vários elementos da simbologia musical, as figuras: semínima, mínima e semibreve e as notas musicais.

COMO JOGAR:

1 - Misturar as cartas e coloca-las espalhadas com os símbolos virados para baixo.

2 - O jogo é iniciado quando o primeiro jogador vira duas cartas e verifica se formou um par, com o nome e o símbolo musical correspondente.

3 - É importante que o aluno que virou a carta, fale em voz alta a figura / nota, porque assim, fica mais fácil a memorização e dá tempo de todos os participantes olharem a carta virada.

4 - Caso não tenha formado o par, deve virar as cartas para baixo e passar a vez para o próximo jogador.

5 - Deixar as cartas sempre no mesmo lugar proposto do inicio do jogo.

6 - Se formar o par, ganha e pode jogar novamente (somente mais uma vez).

7 - O jogo termina quando todos os pares forem encontrados. O vencedor é aquele que conseguir formar o maior número de pares com as cartas.

OBSERVAÇÃO: O professor poderá dividir o jogo em diferentes etapas com graus de dificuldades. Pode começar usando apenas uma figura e ir acrescentando de acordo com o aprendizado do aluno, pois esse processo é fundamental para a assimilação das figuras e notas musicais.

Mais informações e outras formas de jogar MEMÓRIA FIGURAS E NOTAS no manual de instruções que acompanha o jogo.

>> CONTATO / ENCOMENDAS - CLIQUE AQUI <<

>> VOLTAR AO MENU DE JOGOS <<

 


 

ESCADINHA DAS NOTAS

 

QUANTIDADE: O jogo contém:

- 7 cartelas grandes, com cores diferentes;

- 42 mini-cartelas com a sequência das notas musicais: DO, RÉ, MI, FÁ, SOL, LÁ, SI;

- 3 claves musicais, sendo: clave de sol, clave de fá e clave de do;

- 7 cartelas da pauta mágica, que podem ser escritas com canetas hidro-cor e depois apagar.

JOGADORES: Pode ser usado em aulas individuais ou coletivas, com até 7 alunos.

OBJETIVOS:

Reconhecer as notas musicais e identificar a sequência das notas ascendentes e descendentes, verbalizando a sequência das notas com movimento das mãos. Propiciar uma transferência do conhecimento das notas para a cartela da pauta mágica. Isto é imprescindível para a compreensão da leitura musical na partitura.

O jogo deve ser aplicado com alunos iniciantes, a partir de 5 anos.

COMO JOGAR:

1- Colocar as notas avulsas espalhadas e distribuir uma cartela para cada jogador. Ao iniciar o jogo cada jogador deverá completar sua cartela com as notas musicais. Vence o jogador que completar corretamente a cartela em menor tempo.

2- Depois que o aluno montar a sua sequência, pedir que transfira as notas da cartela para a folha da pauta mágica, ainda dentro do conceito de leitura relativa.

3- Após dominarem esse conhecimento acima, vamos trabalhar com as 3 claves: de sol, de fá e de dó, ficando a critério do professor a escolha da primeira clave.

>> CONTATO / ENCOMENDAS - CLIQUE AQUI <<

>> VOLTAR AO MENU DE JOGOS <<

 


 

PERCUTINDO O CORPO

 

COMPONENTES DO JOGO: 24 placas com combinações distintas: 4 mãos; 4 pés; 4 mãos na cabeça; 4 placas com seta apontando para boca; 4 mãos no peito e 4 palmas.

JOGADORES: Pode ser usado em aulas individuais ou coletivas.

OBJETIVO: Identificar as partes do corpo através de uma leitura dos símbolos gráficos, onde executamos uma ação, trabalhando: pulso, coordenação motora, independência entre mãos e pés, esquema corporal, planejamento motor, velocidade de raciocínio e lateralidade. O jogo deve ser aplicado com alunos iniciantes em música e também em contextos terapêuticos para o trabalho voltado para psicomotricidade e coordenação motora.

COMO JOGAR: Pode ser jogado sentado ou em pé. O professor cola numa lousa metálica ou numa placa de metal (para fotos) as figuras que pretende ler com a turma. Deve ser feita uma sequência da esquerda para a direita, alinhada. O professor deve convencionar os seguintes comandos:

Palmas – bater palmas;

Mão direita – bater mão direita na coxa ou na mesa;

Mão esquerda – bater mão esquerda na coxa ou na mesa;

Pé direito – bater pé direito no chão;

Pé esquerdo – bater pé esquerdo no chão;

Seta na boca – Combinar antes de fazer um som com a boca;

Mão na cabeça – bater a mão na cabeça;

Mão no peito – bater a mão no peito;

A partir disso, o professor pode colocar várias placas em sequência e marcar uma pulsação ou colocar uma música e os alunos devem cumprir os comandos de percussão corporal.

OBSERVAÇÃO:

Para pessoas com deficiência cognitiva, autismo, déficit de atenção ou problemas neurológicos que gerem sequelas motoras ou cognitivas o ideal é começar com sequencias muito simples, exemplo: palmas e mãos na cabeça. Aos poucos vai inserindo os outros símbolos. As mãos e pés (direito e esquerdo) devem ser inseridos por último, pois exige que o aluno saiba o que é direito e esquerdo e esse conceito pode ser complexo para pessoas com certas patologias ou com crianças muito pequenas.

>> CONTATO / ENCOMENDAS - CLIQUE AQUI <<

>> VOLTAR AO MENU DE JOGOS <<

 


 

PÉS E MÃOS

 

QUANTIDADE: 13 placas.

JOGADORES: Pode ser usado em aulas individuais ou aulas coletivas.

OBJETIVOS: Trabalhar coordenação motora, independência entre mãos e pés, velocidade de raciocínio, lateralidade, princípio de leitura (acompanhar um símbolo gráfico e executar uma ação).

O JOGO DEVE SER APLICADO: com alunos a partir de 7 anos de idade. Este jogo é muito útil para iniciar a ideia de leitura musical rítmica para quem esta começando a estudar música.

COMO JOGAR: O professor deverá dar um pulso e fazer uma sequência da esquerda para direita.

1 - Cada placa como uma pulsação;

2 - Mãos: uma voz e pés: outra voz;

3 - Como subdivisão;

4 - Por último, colocar uma música e fazer a sequência no pulso da música.

OBSERVAÇÕES:

1 - Pode ser utilizado na educação musical e em contextos de reabilitação, para pessoas com problemas de lentidão de raciocínio ou dificuldades de memória operacional e atenção.

2 - Pode ser de difícil compreensão e execução para pessoas com deficiência intelectual e autismo, devido ao grau de abstração e exigência de coordenação motora e dissociação de direita e esquerda. Nesses casos utilizar as fichas com poucas combinações, usando um pulso lento, ou mesmo executar sem pulsação.

Mais informações e outras formas de jogar podem ser encontradas no Manual de Instruções que acompanha o jogo.

>> CONTATO / ENCOMENDAS - CLIQUE AQUI <<

>> VOLTAR AO MENU DE JOGOS <<

 


 

JOGO DO BONECO

 

IDADE: a partir de 3 anos.

QUANTIDADE: Três cartões imantados com desenhos do boneco em tamanho A4, coloridos com 10 cores diferentes, 40 legendas (cartões coloridos imantados) sendo 4 de cada cor e manual de instruções.

JOGADORES: Pode ser usado em aulas individuais ou coletivas.

OBJETIVO: Trabalhar esquema corporal, pulso, coordenação motora, noção espacial, lateralidade, tônus, organização do movimento, classificação de elementos, capacidade de relacionar elementos, praxia viso-motora, atenção, generalização e abstração. O jogo deve ser aplicado: com alunos iniciantes em música e também em contextos terapêuticos para o trabalho voltado para psicomotricidade e coordenação motora.

COMO JOGAR: Fixar o boneco no centro da lousa metálica (ou outra superfície metálica) e as legendas distribuídas ao lado ou embaixo do boneco.

OBSERVAÇÃO: Sempre colocar as mãos sobre as partes que estão sendo faladas.

1 – Falar as partes do corpo, de acordo com as legendas apresentadas;

2 - Falar os nomes das cores.

O professor pode dar um pulso, seja com palmas ou com um instrumento de percussão, fazendo com os itens anteriores.

Finalizando, colocar uma música. Os alunos devem “ler” a legenda e bater em seus próprios corpos nas cores correspondentes do boneco, dentro do pulso da música.

OBSERVAÇÃO: Para pessoas com deficiência cognitiva, autismo, déficit de atenção ou problemas neurológicos que gerem sequelas motoras ou cognitivas o ideal é começar com sequencias muito simples. Aos poucos vai inserindo os outros símbolos.

>> CONTATO / ENCOMENDAS - CLIQUE AQUI <<

>> VOLTAR AO MENU DE JOGOS <<