Os Jogos Pedagógicos são ferramentas lúdicas para o desenvolvimento e a aprendizagem musical dos alunos. Através dos jogos trabalhamos a concentração, a prontidão e a memória, além de incentivar a socialização, garantindo a assimilação dos conteúdos musicais.
Os jogos são importantes indicadores do desenvolvimento cognitivo da criança, pois através deles o professor pode observar como cada aluno está absorvendo esse conhecimento.
Sabemos que o cérebro controla nossas ações e pensamentos, bem como nossas atividades musicais. Dessa forma, à medida que joga, o aluno vai tentando antecipar o que vai acontecer em seguida e se envolve completamente, o que lhe trás grande agilidade mental e corporal.
Nós educadores musicais temos que ter muita criatividade em nossas aulas. Elas devem ser dinâmicas, prazerosas, alegres, cheias de energia. Devemos lançar desafios para manter os alunos concentrados e motivados.
Temos a responsabilidade de fornecer aulas em que os alunos tenham interesse e prazer e tenham acesso a materiais que desenvolvam suas habilidades psicomotoras. Tudo isso somado a uma boa dose de amor em tudo que se faz. Através do amor estabelecemos vínculos com nossos alunos, e a aula fica muito mais criativa.
Eu entendo que quanto mais estimularmos nossos alunos, independentemente da idade, mais provocaremos neles reações e respostas que se traduzem em um nível maior de aprendizado e satisfação.
BETH PAVANELLI - BIOGRAFIA
Pós-graduada em Educação Musical pela Faculdade Paulista de Artes, especialista em Educação Musical pelo Instituto Alpha Cursos para Evolução do Mundo e graduada em Licenciatura Plena em Música pela FMU (Faculdade de Artes Alcântara Machado), em São Paulo, é formada em piano pelo Conservatório de Tatuí, Estado de São Paulo, onde concluiu também o curso de Musicalização Infantil para Educadores.
Atua como professora de piano e performance musical no Conservatório de Tatuí. Realizou aperfeiçoamento em pedagogia infantil e técnicas pedagógicas para estudo e aprendizagem do instrumento com a professora Maria Elisa Leal Cardoso (discípula e assessora da professora Lina Pires de Campos), em São Caetano do Sul, de 1993 a 1996. Participou do Simpósio Internacional de Educação Musical, com o educador Keith Swanwick, em 2008, e do XI Curso Internacional sobre o Método Kodaly de Aprendizagem Musical. Participou do curso de Improvisação ao Piano segundo os princípios de base da Pedagogia Dalcroze, ministrado pelo professor Iramar Rodrigues. Participou de cursos de extensão universitária em psicomotricidade e musicalização, curso de Difusão Cultural na Universidade de São Paulo, cursos de Neurociência e Música, Psicomotricidade e Música, Música e Inclusão com a Mestra Viviane Louro (2015). Participou do curso de Pedagogia Willems iniciação ao piano, realizado em São Paulo, em 2019, com a professora Carmen Mettig Rocha.
Atualmente além de professora de piano está desenvolvendo um projeto sobre jogos pedagógicos musicais, os quais servem como ferramentas facilitadoras para auxiliar o aprendizado do aluno.
>> EDUCADORES MUSICAIS <<
>> CONTATO / ENCOMENDAS - CLIQUE AQUI <<
>> VOLTAR AO TOPO DA PÁGINA <<