EDUCADORES MUSICAIS

IMPORTÂNCIA DOS JOGOS PARA A APRENDIZAGEM

O renomado psicólogo suíço Jean Piaget, que realizou pesquisas sobre a evolução da inteligência infanto-juvenil, apresentou como uma das conclusões de seus estudos que os jogos infantis favorecem o processo de desenvolvimento da capacidade de aprendizagem das crianças.

   Sobre o tema, Piaget escreveu:

“É pelo fato do jogo ser um meio tão poderoso para a aprendizagem das crianças, que em todo lugar onde se consegue transformar em jogo à leitura, ao cálculo, ou à ortografia, observa-se que as crianças se apaixonam por essas ocupações, comumente tidas como maçantes, (...) Por isso os métodos ativos da educação das crianças exigem que se forneça às crianças um material conveniente, a fim de que, jogando, elas cheguem a assimilar as realidades intelectuais que, sem isso, permanecem exteriores a inteligência infantil...”(PIAGET, Jean, Psicologia e Pedagogia), (PIAGET, Jean, A Psicologia da Criança)

Assim também acontece na área da música. Com a utilização dos jogos pedagógicos musicais a aprendizagem e a assimilação dos conteúdos tornam-se muito mais prazerosas.

Os Jogos Pedagógicos consistem de atividades lúdicas coletivas, que se apoiam em material concreto para promover o automatismo gradativo de elementos da teoria musical, observando-se os pré- requisitos necessários à compreensão dos diversos conteúdos e respeitando-se as etapas do desenvolvimento cognitivo da criança. (FRANÇA, Cecília Cavalieri e GUIA, Rosa Lúcia dos Mares. JOGOS PEDAGÓGICOS PARA EDUCAÇÃO MUSICAL. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005)



As crianças de hoje já trazem um diferencial em sua forma de ser, são mais ágeis e dinâmicas, o que faz com que tenhamos que apresentar materiais que prendam sua atenção e que promovam o aprendizado de uma maneira lúdica e prazerosa.

Uma observação para pais e professores:

Como afirma Carlos Kater as atividades com jogos não devem jamais serem vistas como simples exercícios ou meros passatempos preparatórios, em nenhum instante de seu uso. São potencialmente laboratórios de possibilidades. Se algumas parecem brincadeiras, artefatos inofensivos, é apenas dissimulação, pura artimanha de educadores.(FRANÇA, Cecília Cavalieri e GUIA, Rosa Lúcia dos Mares. JOGOS PEDAGÓGICOS PARA EDUCAÇÃO MUSICAL. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005)

Tudo é voltado e pensado para um crescimento musical dos alunos; uma forma de aprender brincando. Entretanto, para que isso ocorra de uma formaefetiva, devemos adotar todo um suporte técnico e pedagógico para assegurar o sucesso da iniciativa

 

PARA REFLETIR:

"Educar-se na música é crescer plenamente e com alegria. Desenvolver sem dar alegria não é suficiente. Dar alegria sem desenvolver tampouco é educar." (GAINZA, Violeta Hemsy. Estudos de Psicopedagogia Musical)



 

>> SOBRE OS JOGOS PEDAGÓGICOS MUSICAIS <<

>> CONTATO / ENCOMENDAS - CLIQUE AQUI <<

>> VOLTAR AO TOPO DA PÁGINA <<